logo variação 02.png

Manifestação de interesse:
Elaboração da Carta Rio 2030

Ativo 4_5x.png

2022 foi instituído como Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável em razão dos 30 anos da realização da a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 1992 (Rio-92), marco histórico quando os países assinaram a Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e concordaram em promover o desenvolvimento sustentável nas suas agendas de governo, considerando a proteção ambiental e o equilíbrio ecológico como partes fundamentais desse processo.

A estratégia Rio2030 é um projeto de 8 anos que visa impulsionar a implementação das 169 metas associadas a Agenda 2030 e o engajamento multisetorial.

Acreditamos que o estabelecimento e o fortalecimento de políticas públicas de desenvolvimento sustentável é urgente, em especial em decorrência da crise global climática que exige uma importante alteração do modelo econômico global baseado em energia limpa, assim provocada pela pandemia do COVID-19, que reforçou ainda mais o entendimento da importância do alinhamento entre governos para se garantir a efetividade das ações de desenvolvimento e preservação, dada a integração entre os ecossistemas globais.

No âmbito da Resolução SEAS N° 130 de 07 de Abril de 2022, a Carta Rio 2030 tem o objetivo de ser um manifesto para guiar a construção das políticas públicas.  A criação do GTI Carta Rio2030 visa a elaboração de proposição para os próximos 8 anos, visando à conexão e mobilização da sociedade local e da comunidade internacional em prol da Década da Ação.

Para guiar o desenvolvimento da carta foi desenvolvida uma matriz temática composta por 12 macrotemáticas que são dividas em dois eixos: Soluções e Desafios.

Desafios:
* Crise Climática
* Perda da Biodiversidade
* Desequilíbrio dos Ciclos Biogeoquímicos
* Desestabilização no Uso do Solo
* Poluição
* Emergência Hídrica
* Desigualdade Social
* Ameaça ao Oceano

Soluções:
* Regeneração
* Parcerias e financiamento
* Novo Modelo de Sociedade
* Tecnologia e inovação

botao.png
Contribua com o desenvolvimento da carta Rio2030.
Preencha o formulário.